Pin It

Como tratar orquídeas com pragas passo a passo sem gastar dinheiro.

como-eliminar-pulgões

Eu acho que ter plantas em casa deixa o ambiente mais confortável, bonito e relaxante, mas como tudo tem o seu preço, para que isso aconteça é necessário ter alguns cuidados com elas.

No universo de mais de 2 mil espécies, algumas orquídeas exigem mais atenção do que outras.

De qualquer forma, todas elas merecem observação permanente, já que o seu aspecto é o primeiro indicativo de que existe algum problema.

Por exemplo, você sabe que muitas orquídeas precisam de umidade certo? O controle dessa umidade é essencial, caso contrário, aparecem os fungos, doenças e pragas que atacam essa planta e o primeiro sinal para identificar é visual.

Nesses casos, o tratamento consiste em usar fungicidas sistêmicos, que agem na seiva e são menos agressivos que outros produtos e muito mais baratos, sendo que é de extrema importância usá-los na dosagem certa.

Outro cuidado ao tratar orquídeas doentes é de sempre desinfetar bem os vasos e ferramentas usadas, para que a doença não contamine as demais plantas.

Nos parágrafos a seguir vou compartilhar com você dicas praticas que eu utilizei para eliminar as 6 pragas mais comuns em orquídeas.  

Conheça alguns tipos de pragas e como combatê-las gastando pouco.

Além dos fungos e outras doenças existem muitas pragas que atacam as orquídeas, entre elas, é possível destacar as seguintes:

  • Lesmas;
  • Pulgões;
  • Besouros;
  • Percevejos;
  • Caracóis;
  • Nematoides;
  • Cochonilhas;
  • Tripés;
  • Larva-alfinete, popularmente chamada de patriota ou brasileirinho;

Mas nesse artigo separei as 6 mais comuns e a solução mais eficiente e barata para extermina-las… Veja a seguir!

Como combater cochonilhas e pulgões

como-eliminar-pulgões

No caso de uma infestação de cochonilhas ou pulgões em sua orquídea, a melhor forma de tratar o problema gastando pouco é com sabão de coco e alho.

Ambos os ingredientes devem ser misturados e dissolvidos em um litro de água quente para borrifar nos insetos. Para tanto, é preciso usar três dentes de alho amassados e uma colher de sopa de raspas de sabão de coco.

Além disso, para pulverizar, é preciso que a água esteja fria e o conteúdo seja coado. O indicado é usar a receita nas orquídeas uma vez por semana, até que as pragas desapareçam.

Porém, é melhor preparar uma nova receita sempre que for fazer uma nova pulverização. Mas se existem apenas alguns insetos, a remoção pode ser manual, além de contar com a ajuda de joaninhas.

Como combater mastigadores e sugadores

como-tratar-mastigadores-e-sugadores

Quando as pragas são as do tipo que mastigam e sugam as folhas da sua orquídea, o melhor é tratá-la com tintura de fumo. Veja outras dicas nesse curso. Para tanto, é preciso de 10 centímetros de fumo-de-corda, que deve ser picado e misturado em um litro de álcool.

O melhor é que a mistura seja armazenada em um vidro escuro, bem tampado e fique por uma semana em local fresco com pouca luz. Ao usar essa receita, é preciso diluir um litro da tintura em 10 de litros de água e pulverizar a orquídea doente.

Leia também o artigo: Como cuidar de orquídeas em casa.

Como combater lesmas e lagartas

como-tratar-lesmas-de-orquideas

Outra dica para tratar orquídeas que são atacadas por lesmas e lagartas consiste em misturar 30 gramas de folhas secas de losna a um litro de água e levar ao fogo até que ferva por 10 minutos.

Depois que a mistura esfriar, é preciso coar e diluir a solução em 10 litros de água. Dessa forma, é possível fazer a pulverização na planta com segurança.

Muitas pessoas acham que quando suas orquídeas são infestadas com alguma praga, isso é o fim do mundo, mas na verdade aplicando essas simples soluções que aqui compartilhei, você pode extermina-las de forma simples e sem sofrimento. 

Se você esta sofrendo com alguma outra praga que não mencionei nesse artigo, comente abaixo para que eu possa ajudar você.

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

6 Comentários

  1. Oi Shirley tudo bem? Muito obrigada pelo seu comentário.

    Então o motivo pode ser vários, eu indico que você tente identificar o que você esta fazendo diferente hoje com essa orquídeas.

    Se você mudou ela de lugar, alterou alguma coisa na rega, adubação ou na iluminação. Um pequeno fator pode fazer com que sua orquídeas pare de dr flores.

    Espero ter ajudado… 😉

  2. Ola, cuido de orquideas ha muitos anos e sempre sou presenteada com muitas flores. Mas uma qualidade nao esta mais florindo. O que devo fazer?

  3. Bom dia. Gostei das dicas, muito obrigada.
    O meu chifre de viado estar com uma praga é eu não sei o que fazer. E uma praga branca que atinge as pontas das folhas. Desde já fico agradecida pela ajuda.

    1. Muito obrigada pelo seu comentário Tatiana. Eu vou publicar um artigo falando mais pragas e com certeza vou incluir uma solução para seu problema, mas se puder me dar mais detalhes ficarei grata… Um forte abraço.. 😉

  4. Gosto muito de tuas dicas e até já aproveitei bastante de muitas delas.Mas , tem algumas orquideas minhas que poem botões lindos mas depois não abrem ou abrem deformados e ,ou feios.Que fazer?Agradecida pela sua ajuda.

    1. Oi Neusa, Tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Em relação ao sua dificuldade os problemas podem estar em vários fatores.

      Mas o que realmente acredito que seja é uma mudança brusca de temperatura ou talvez você costume mudar suas orquídeas de lugar constantemente.

      Outro problema que pode está acontecendo é em relação a adubação, o excesso de química pode prejudicar a floração. fique de olho nisso.

      Espero ter ajudado… 😉

Deixe seu comentário!