Pin It

Como montar um orquidário em casa passo a passo.

como-montar-um-orquidario

Eu sei que existem pessoas que apreciam tanto as orquídeas que não se satisfazem em apenas ter algumas plantas em casa, mas sim, desejam se dedicar a atividade de cultivá-las com mais empenho. Eu sou uma dessas! 😉

Será que você é uma dessas pessoas também?

Nessa hora, é preciso saber como montar um orquidário em casa e por isso vou compartilhar com você em 3 passos simples como montar o seu orquidário em casa.

Não esqueça de ler também o artigo sobre como cuidar de orquídeas em casa.

Passo 1 – Definindo tamanho e posição

Hoje em dia, o mais recomendado é fazer o telado, que consiste em uma estrutura que pode ser feita de madeira, tubo de aço, alumínio, alvenaria ou a combinação deles. Ela funciona como uma casa para você cultivar suas orquídeas.

A construção pode ser simples, sendo o mais importante ser funcional. O tamanho vai depender do espaço disponível que você possui.

É preciso também escolher a posição certa do orquidário, levando em consideração que geralmente o seu formato é um retângulo, o mais apropriado é que os lados menores estejam voltados para o sul e o norte. Dessa forma, há um melhor aproveitamento da luz do sol.

Recomenda-se ainda que a altura mínima seja de 2,5 metros, além de ser preciso que o telhado tenha uma leve inclinação para não acumular a água das chuvas.

Passo 2 – Telhado e laterais do orquidário

O telhado e as laterais devem ser feitos com telas de sombreamento, que servem para dar a proteção necessária às plantas.

Sob a tela, que pode ser do tipo sombrite ou aluminet, de 50% a 80%, o que varia de acordo com a região e altura do orquidário, é preciso colocar filme ou plástico agrícola para proteger o local da chuva.

Esse material colabora ainda com a manutenção e limpeza da construção. O plástico pode ser utilizado também nas laterais, de modo que ele e a tela possam ser levantados e baixados quando preciso de maneira prática.

Com isso, é possível proteger o orquidário dos ventos e chuvas e mesmo de animais. Tudo deve ser bem esticado e preso para que não se solte.

Então, peça a ajuda dos amigos para montar o seu orquidário em casa.

Passo 3 – Espaço interno para as orquídeas

No meio da estrutura deve haver um tipo de mesa, a bancada, que pode ser feito com o mesmo material da estrutura, sendo normalmente de madeira.

É em cima dessas estruturas onde vão ficar as plantas. As bancadas podem ser uma única comprida ou ser várias menores, dependendo do espaço existente.

Elas também podem ser feitas do tipo escadinha, servindo para que as orquídeas não façam sombra uma nas outras e, assim, todas recebam o mesmo grau de luminosidade.

Se o orquidário for construído rente a uma parede, pode receber ainda plantas penduras. É preciso ainda evitar que as orquídeas fiquem amontoadas.

Todas elas devem ter o espaço necessário para se desenvolverem. Também precisam estar acessíveis para receber de maneira adequada as regadas, adubação e demais manutenções.

Por fim, não se esqueça de escolher para o seu belo cantinho verde espécies que se adaptem com facilidade ao clima. Saiba mais sobre isso no curso do Alberto. afinal você quer garantir um orquidário encantador durante todo o ano. Certo?

Não se esqueça de deixar o seu comentário com suas duvidas, assim vou saber qual suas dificuldades e escrever mais conteúdos como esse.

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

Deixe seu comentário!