Pin It

Como cuidar de orquideas em casa – Guia absolutamente completo.

Guia-como-cuidar-de-orquideasIsso já aconteceu com você que não sabe como cuidar de orquideas?

Certa manhã uma pessoa bate em sua porta, você atende gentilmente, e recebe a feliz surpresa de que alguém lhe presenteou com uma linda e delicada orquidea.

Depois da grande emoção e do êxtase de ter recebido tal presente vem a preocupação…

-Afinal como cuidar de uma orquidea e fazer ela ficar sempre assim. Linda, exuberante e aromática como está agora? Eu sei que a princípio pode parecer assustador ter que cuidar de algo tão frágil, tão complexo, tão carente de atenção. Mas eu tenho um segredo para te revelar!

Aprender a cuidar, cultivar e fazer florir todos os anos essa planta é muito fácil!

Não é necessário gastar rios de dinheiro com produtos químicos, não é necessário se tornar um profissional em orquideas e não é necessário se preocupar diariamente pensando que tudo vai dar errado.

Nesse guia absolutamente completo eu peguei grande parte do meu conhecimento e vou compartilhar para que você aprenda de uma vez por todas como não deixar a sua flor perder o brilho, definhar aos poucos, morrer diante dos seus olhos sem você poder fazer nada.

Leia esse artigo até o final e descubra…

  • O primeiro passo para começar a cuidar de orquídeas.
  • Como plantar uma orquídea.
  • Como escolher o vaso.
  • Como escolher o substrato ideal.
  • Como adubar suas orquídeas.
  • Quais os cuidados com a iluminação.
  • Como regar sua orquídea corretamente.

Vamos lá?

Como cuidar de orquideas: Qual a espécie da minha orquidea?

Como cuidar de orquídeas Qual a sua espécie de orquídea?

Um dos erros que todos cometem quando se trata de cuidar de orquideas é não procurar conhecer a espécie da sua flor. Afinal existem milhares de espécies diferentes e cada uma tem sua particularidade.

E o maior segredo para fazer essa planta florir todos os anos é recriar o seu habitat natural ou chegar o mais próximo disso possível.

Por Exemplo…

Existem algumas orquideas que gostam de umidade e pouco luz, já outras são mais carentes de luminosidade e absorverem toda a água de que precisão do ar.

Sendo assim é de extrema importância que você conheça bem a sua orquidea e quais suas preferências de habitat caso queira ter uma flor exuberante florindo todos os anos.

Caso você queira saber mais obre como plantar uma orquídea passo a passo, tem um artigo aqui no blog para você.

Como cuidar de orquideas: Como plantar uma orquídea?

Como cuidar de orquideas como plantar orquideas

Você tem alguma duvida sobre isso?

Acredito que você e milhares de outras pessoas não tem a mínima ideia de como plantar uma orquidea corretamente.

Eu também não tinha a menor ideia do que estava fazendo quando tive minha primeira orquídea. Mas aprendi muita com a experiencia e tudo começa na escolha do melhor vaso.

Qual o melhor vaso? Barro ou plástico?

Há orquidófilo (Expert no cultivo de orquídeas) que defende o uso do vaso de plástico. Logo que esse tipo de vaso não retém os sais dos adubos em suas paredes que com o passar do tempo pode vir a prejudicar a sua flor.

No entanto uma grande parcela dos profissionais recomenda o uso dos vasos de barro, afinal eles tem mais poros e ajuda na secagem.

Mas, o certo mesmo é identificar qual a melhor opção para a sua espécie de orquidea. *Uma dica do curso do Alberto* Não use pratinhos em seus vasos, isso gera um acumulo de água que pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Como escolher o substrato ideal para cuidar da minha orquidea.

Substrato? O que é isso e para que serve? – Pergunta o leitor confuso.

Bom, o substrato é um composto que serve de apoio para as raízes das orquideas, ajuda na retenção de minerais e nutrientes derivados da adubação e rentem a umidade por maior tempo.

Por sorte em nosso país temos várias opções de substratos que nos permiti cultivar e cuidar dessas lindas flores sem agredir a natureza com componentes químicos.

Só que nem todo resíduo reciclado pode ser usado como substrato. O mesmo dever ser…

  • Volumoso.
  • De média porosidade.
  • Baixa densidade (leve).
  • PH entre 5 e 6 não muito ácido.
  • Baixa salinidade.

Essas características são essenciais para que cada orquidea possa penetrar suas raízes com facilidade e se desenvolver de forma saudável. Sem a criação de pragas e bactérias.

Como adubar minha orquidea?

Você precisa comer para viver. certo? Pois bem, as orquideas também precisão de alimento. E por isso a adubação adequada, na quantidade certa e na hora exata é essencial para ter uma flor viçosa, cheia de beleza e de aroma encantador.

É preferível utilizar fertilizantes orgânicos por causarem menos danos e ter o menor risco de matar sua planta por excesso de adubação.

Como já falei aqui no blog toda espécie de orquidea requer um tipo de cuidado especial. O mesmo vale no quesito adubação.

Toda embalagem de adubo vem com as instruções necessárias. Leia atentamente as recomendações do fabricante e siga a risca as instruções recebidas.

Mas como faço a aplicação do adubo de forma correta? – Duvida do leitor

Você tem duas opções.

1º Aplique o fertilizante no cantinho do vaso para que a cada irrigação a orquídea receba uma parcela de nutrientes.

2º Ao entardecer dilua a quantidade de adubo recomendada e aplique diretamente ao solo da planta.

Como cuidar de orquideas: Cuidados especiais para sua planta florir todos os anos.

Como cuidar de orquídeas Cuidados especiais com as orquídeas.

De nada adiantar ter tanto trabalho, cuidado e carinho com essa plantinha para no final das contas não colher o resultado esperado.

Por isso vou compartilhar com você mais 3 dicas muito importantes para que sua orquídea floresça todos os anos cada vez mais lindas.

1º Quais os cuidados com a iluminação?

Acredite se quiser, mas as orquideas falam e isso é bom.

Se a sua flor estiver recebendo luz demais suas folhas ficaram amareladas. Esse é o momento de buscar um lugar com mais sombra e menos contato direto com os raios solares.

No entanto se estiver um verde abacate ela está lhe dizendo que recebe luz de menos. E isso é ruim para o seu desenvolvimento.

Busque sempre um meio termo, estude sobre as condições de luz que a sua espécie de orquidea prefere e você terá uma bela flor.

2º Quando regar?

Depende!

Quando se trata da irrigação dessa flor tudo é relativo as suas escolhas de substratos, vaso e espécie da planta.

Por exemplo…

Se uma orquidea está plantada em um substrato em pó ela deve ser regada semanalmente devido a retenção de umidade.

No entanto se ela estiver plantada em casca de madeira, coco ou piaçaba a irrigação deve ser diária por reter menos a umidade.

3º Invista em conhecimento.

Sim, é muito importante que você invista em aprender mais sobre essas lindas plantinhas caso você queira ter flores de dar inveja a sua amigas.

E tudo é valido como meio de aprendizado.

Seja participando de grupos de Facebook, indo a eventos ou até mesmo participando de cursos online com orquidófilos profissionais.

O conhecimento ninguém tira de você.

Conclusão.

Cuidar de orquídeas não é um bicho de 7 cabeças como você viu aqui no blog.

Basta você saber exatamente o que fazer que tudo fica mais simples.

E para recapitular tudo que foi ensinado neste artigo fiz um pequeno checklist com alguns passos.

  1. Descubra qual a espécie da sua orquidea e aprenda sobre seu habitat.
  2. Escolha o vaso que melhor se adéqua a sua planta.
  3. Escolha o melhor substrato para ajudar a sua orquidea se desenvolver bem.
  4. Faça a adubação corretamente seguindo as instruções do fabricante.
  5. Ajuste o ambiente para que fique com a iluminação adequada.
  6. Regue a sua planta de acordo com o necessário para cada espécie, substrato e vaso escolhido.

Seguindo esses passos você saberá como cuidar de orquídeas e todos os anos a sua planta florescerá como uma flor de exposição.

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo s=com suas duvidas e dificuldades para que eu possa ajudar você produzindo mais artigos como esse. 😉

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

 

9 Comentários

  1. Obrigada, a maioria das pessoas dão alguma diga, mas por trás estão interesadas em vender algo, mas vc simplesmente, está oferecendo seus conhecimentos.Deus irá lhe recompensar.

  2. Desde que eu tive contato com a primeira orquídea logo ela se tornou a flor de minha preferência, então passei a pesquisar matérias sobre estas plantas e esta matéria de Maria Carvelho COMO CUIDAR DE ORQUIDEAS EM CASA foi uma das mais completas, tem ótimas e práticas dicas para colecionadores de orquídeas que assim como eu tem em suas orquídeas um passatempo e ao mesmo tempo uma terapia pra sua vida!!!

Deixe seu comentário!