Pin It

Orquídeas epífitas: Como cuidar de orquídeas epífitas sem dificuldades.

Orquídeas epífitas: Como cuidar de orquídeas epífitas sem dificuldades.

Você já ouviu falar em orquideas epífitas?

Muitos a veem como uma planta parasita, pois ela costumo viver grudadas em troncos de arvores. No entanto, ao contrario do que todos pensam, ela apenas se abriga nas arvores e tira seus nutrientes do próprio ar sem trazer dano nenhum ao seu companheiro troncudo.

Você já pensou em cuidar de uma orquidea epífita? Sim? Então nesse artigo vou compartilhar com você algumas dicas que aprendi com o professor Alberto para cultivar melhor essa espécie.

Vamos lá?

Como cuidar de orquideas epífitas dicas rápidas.

As orquideas epífitas normalmente são classificadas por viver muito bem sobre troncos de árvores o usando como suporte para o seu desenvolvimento. Mas, também podem ser plantadas em vasos no qual deve ser utilizado um substrato especifico.

Qual o melhor vaso?

O melhor  vaso para esse tipo de orquidea são os de barro por ajudar na secagem e ter furos para a ventilação.

Onde colocar minha orquídea?

Um aspecto relevante para cuidar das orquídeas epífitas é aproximar o ambiente o máximo possível do seu habitat natural, para isso é importante lhe propor luminosidade, água, ventilação, sombra e adubo para seu maior desenvolvimento.

Como regar?

Durante a rega o ideal é molhá-la sem encharcar, as orquídeas geralmente não necessitam de muita água e o necessário segundo o professor Alberto seria regar de uma a duas vezes na semana e quando a temperatura estiver mais alta, de três a quatro vezes.

Para não ficar em dúvida é só tocar no substrato com o seu dedo indicador e verificar se está seco ou molhado, pois tanto o excesso quanto a falta pode matar a planta.

Como adubar minhas orquídeas?

A adubação também é importante, pois serve como alimento para a planta e deve ser feito quinzenalmente ou mensalmente. Falo mais sobre isso no artigo sobre Como cuidar de orquideas em casa.

As orquídeas epífitas é o tipo mais comum entre essa flores, embora também existam outras espécies. Esse tipo de flor geralmente floresce uma vez no ano e apesar de ter uma grande resistência é necessário se atentar a alguns detalhes durante o cultivo.

Sei que já falei isso mas é muito importante que essa flor tenha uma simulação do seu habitat natural para seu melhor desenvolvimento, lugar com boa iluminação, arejado, uma quantia equilibrada de água e adubo são as principais funções para incentivar o crescimento da sua planta e para uma melhor floração.

É importante ressaltar que a floração se deve a luminosidade, pois é um dos aspectos fundamentais para que a planta consiga florescer de maneira saudável segundo o que aprendi no curso do professor Alberto. O essencial também é que você nunca coloque a planta em exposição direta com o sol, pois ela provavelmente queimará.

A ventilação é um dos fatores principais para o desenvolvimento dessa especie, pois o ar arejado simula o ar natural, uma leve brisa já auxilia para aplacar o clima abafado que o ambiente quente provoca.

Há já ia me esquecendo, no inverno proteja sua flor dos ventos fortes e ventos diretos na planta ok?

Com carinho e atenção sua orquídea irá gerar lindas flores saudáveis e encantará pela sua delicadeza e beleza a todos os moradores de seu lar.

Não esqueça de deixar seu comentário com suas duvidas para que eu saiba como ajudar você nos próximos posts. 😉

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

8 Comentários

  1. Amo muito orquídeas !!! Já possuo 30 e preciso saber qual o melhor adubo para florir??

    1. Maria, muito obrigada pelo comentário, também amo muito orquídeas. Bom, para cada especie vai ser necessário um adubo em determinada quantidade. Como você possui 30 recomendo que conheça o livro do professor Alberto onde ele revela os segredos das orquídeas de exposição…

  2. Sábado estive na exposição de plantas de Holambra. Esta é a segunda vez que vem a Manaus em um ano, e eu vou sempre e gosto de comprar alguma coisa. Vez passada comprei uma muda de orquídea, que morreu. desta vez tive mais cuidado em escolher bem e parece que acertei,. Minha orquídea esta com flores e já tem uma mudinha saindo alem das raizes que estão a mostra. Tenho 2 epífitas que ficam em minha palmeira. Uma dracena. Elas estão lindas e acho que logo florarão.
    Amo plantas, flores e folhagens.
    Bom dia e ótima semana.

    1. JÔ, muito obrigada pelo seu comentário, vejo que você é realmente um apaixonado por orquídeas assim como eu. Espero que você continue seguindo o meu blog, forte abraço… 🙂

    1. Idalina, muito obrigada pelo seu comentário, eu tbm amo orquídeas e já passei pelo mesmo problema que você, mas depois de muito estudo e pratica consegui fazer meus orquídeas florir todos os anos.

      Dar uma olhada nesse artigo com minhas dicas completas que podem te ajudar…

      http://bit.ly/Conteudo01

Deixe seu comentário!