Pin It

Como cuidar da orquidea Vanda de maneira fácil e descomplicada.

Você gosta de cultivar uma única espécie de orquidea ou prefere diversificar?

Caso você goste de ter em seu orquidário várias orquideas diferentes, mesmo sabendo que cada espécie requer um cuidado especifico, eu tenho uma sugestão para você…

Cultive a orquidea Vanda.

A orquidea Vanda tem um perfil que chama muita atenção por sua exuberante beleza e pela sua cor intensa e alegre. Essa orquidea silvestre por ser uma espécie asiática, descoberta em locais mais alagadiços está habituada a conviver em regiões úmidas, ou seja, o ambiente perfeito para ela é um local arejado, com luminosidade, úmido e com um clima mais quente.

O diferencial dessa planta é que ela floresce mais vezes do que as demais, podendo florescer até quatro vezes durante o ano. Para quem cuida de orquideas com a intenção de ter flores o ano todo, essa é a ideal.

No entanto se a sua orquidea não está florescendo esse é um sinal de que ela não está em suas condições ideais. A falta de água,  a falta de fertilização e a falta de Luz pode ser o motivo para o problema. Fique atento a isso!

Nos próximos parágrafos vou compartilhar com você tudo que sei sobre o cultivo da Vanda.

A floração da orquidea vanda.

A floração da orquídea Vanda dura entre um a três meses, e cada galho pode produzir de dez à vinte flores, mas isso só acontece se ela estiver bem cuidada e saudável.

Como regar a orquidea vanda.

Em relação a rega, as orquídeas gostam de água, mas não de ficar encharcadas. A rega pode variar entre uma ou duas vezes no dia com um bom intervalo para ela absorver a água.

Fique atento para não molha-la de mais, pois com excesso de água suas plantas correram o risco de morrer.

Como dito antes, a orquídea Vanda se desenvolve melhor em temperaturas mais altas, desde que o ambiente esteja úmido.

porem essa espécie não é muito resistente ao frio intenso, durante esse período com baixas temperaturas é importante protege-la do vento.

Leia também o artigo: Como cuidar de orquideas em casa – Guia absolutamente completo.

Orquidea Vanda cuidados especiais…

Para cuidar de sua orquídea é necessário aduba-la regularmente da forma correta. Aprendi todo o processo de adubação correta nesse curso do professor Alberto. E um dos métodos era semanalmente ou a cada quinze dias fazer a adubação das minhas flores.

Eu não sei se você sabe mas a Vanda não necessita de substrato pois ela estima suas raízes livres e limpas. No entanto a ventilação é um aspecto importante para o seu desenvolvimento.

Sendo que elas necessitam de um clima arejado para sua saúde e para também evitar doenças, pois quando ventiladas, essas espécies secam de maneira mais rápida.

A luminosidade é de fato um outro elemento importante para sua evolução, uma vez que esta planta precisa de luz para florescer e se desenvolver melhor. Apesar de algumas pessoas acreditarem que é difícil cuidar de uma orquídea, quando se sabe o que fazer até que fica fácil.

Repito… O cultivo é simples e fácil quando se sabe o que fazer… Invista em conhecimento! Não deixem suas lindas plantas morrerem por sua falta de experiência.

Depois de um tempo, você verá que é gratificante assistir à evolução da sua orquídea linda e florida.

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

Deixe seu comentário!