Pin It

4 tipos de orquideas japonesas que parecem de outro mundo.

7 tipos de orquideas japonesas que parecem de outro mundo.

Você gosta de se surpreender com as orquídeas?

Os japoneses são conhecidos por serem grandes apreciadores de orquídeas e muitos deles cultivam uma grande variedade dessa planta. Já que as orquídeas estão presentes em quase todos os continentes, com exceção da Antártida, muitas espécies têm origem no continente Asiático, e algumas especificamente do Japão.

E para surpreender você com algumas especies asiáticas separei algumas orquídeas que provavelmente você nunca viu, confira as 4 tipos de orquídeas japonesas que parecem de outro mundo…

Neofinetia falcata

orquidea-Neofinetia-falcata

Essa exótica orquídea é também chamada de orquídea Samurai, o que mostra como o seu cultivo é antigo, já que o seu nome não é em vão. A razão para a sua denominação é que essa pequena espécie era procurada pelos samurais, com o objetivo de colhê-las e agradar o Imperador.

Isso porque na cultura do Japão, essa espécie significa sucesso e sorte. Além de contar com flores delicadas e pequenas, a floração pode apresentar tons variados de lilás e de rosa, sendo que a sua floração acontece por 20 dias no inverno.

Já o melhor clima para que essa orquídea se desenvolva é o ameno, isto é, nem muito quente e nem muito frio. Também exige bastante iluminação, porém, não tolera a exposição solar direta. Quando adulta pode chegar a 15 cm.

É muito difícil de cultiva-las por isso recomendo que leia o artigo sobre como cuidar de orquídeas em casa que publiquei aqui no blog.

Kananga-do-Japão

tipo-de-orquidea-Cananga-do-japão

Também chamada de flor-da-ressurreição, é outra espécie japonesa bela e exuberante, combinando perfeitamente com climas de temperatura quente e úmido. 

É melhor cultiva-la em ambientes bem arejados, podendo ser exposta diretamente ao sol ou em meia sombra. Além de vasos, essa espécie se dá bem direto na terra.

A sua floração acontece na primavera, sendo considerada muito ornamental e peculiar, devido as suas folhas grandes, mas delicadas e perfumadas, que geralmente são vistas nas cores branco com lilás. Também é encontrada em tons verdes. Já o seu tamanho pode chegar aos 60 cm de altura.

OBS: Apesar dessa especie não ser uma orquídea, pode ser muito bem posicionada em seu orquidário.

Koizumi

Seu outro nome é Olho de boneca e, além de ser originaria do Japão e muito cultivada por lá, é uma orquídea phalaenopsis bastante rara em todo o mundo. O seu charme exótico se deve, entre outras razões, ao fato de conseguir atingir 1,8 metros de altura.

Essa característica lhe dá o status de uma das flores mais altas conhecidas até hoje. O seu cultivo é bastante simples, exigindo apenas muita luz e ventilação para se desenvolver de modo adequado.

Habenaria radiata

orquidea-Habenaria-radiata

Orquídea-garça é como também essa orquídea é conhecida e isso se deve ao fato dela se assemelhar muito à ave que dá nome a ela, no que diz respeito à forma de suas flores. Isso porque são franjadas, longas e finas, podendo chegar a sete flores por haste e 20 cm de cumprimento.

Trata-se de uma espécie terrestre muito formosa e delicada. O seu habitat natural são áreas úmidas e verdejantes do Japão, entre outros países asiáticos. Você pode aprender como recriar o habitat ideal para orquídeas com o professor Alberto. A floração surge no verão japonês.

São comercializadas poucas espécies do gênero, a exemplo da H. rodocheila, que possui flores vermelhas a alaranjadas.

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

4 Comentários

Deixe seu comentário!