Pin It

5 dicas secretas para fazer suas orquideas florir todo ano.

5-dicas-secretas-para-fazer-sua-orquide-florir

Você já sabe que as orquídeas são plantas lindas e que o ápice de sua beleza é a floração, certo? Sendo bem cuidadas elas costumam florir de uma a duas vezes no ano dependendo, óbvio da espécie.

Mas e quando isso não acontece? Como diagnosticar o problema? Como fazer as orquídeas florescerem? Como incentivar o ápice de sua beleza? Bom, ao ler esse artigo até o final todas as suas dúvidas estarão solucionadas pois aqui estão 5 dicas secretos para descobrir o problema e fazer suas plantas florescer todo ano.

Primeiramente, busco deixar claro que cada espécie necessita de cuidados diferentes para o desenvolvimento e floração, mas normalmente os critérios essenciais são…

 

  • Água.
  • Luz.
  • Temperatura.
  • Umidade.
  • Nutrientes.

 

E diferentes motivos podem prejudicar a floração…

Mas em fim, vamos as dicas?

1º A iluminação é um dos segredos.

iluminação-para-orquideas

Uma das razões principais para a sua flor não brotar é a falta de luz ou o excesso do mesmo. Por isso verifique se a sua planta está recebendo a intensidade de luz adequada.

Sendo que é importante verificar a espécie, pois enquanto algumas se desenvolvem bem com luz direta, outras preferem a luminosidade com leves sombreados.

Eu não sei se esse é o seu caso mas…

Quem cuida de orquídeas dentro de casa é que tem mais dificuldade em manter a luminosidade correta e para esta situação o aconselhado é colocar sua planta em locais como a sua varanda por exemplo. Ou se preferir posicione sua orquídea perto das janelas e verifique a direção da luz que a planta está recebendo.

E se mesmo assim, ela não apontar botões e desabrochar, o ideal é colocar uma lâmpada fluorescente para fornecer essa iluminação ao invés da luz do sol.

2º Já pensou em fertilizar suas orquideas.

Fertilizando-orquideas

Outra dica  para estimular a floração saudável de sua planta é usar fertilizantes. Fertilizar as orquideas dendrobium por exemplo pode ajuda-las a evoluir duas vezes mais rápido que o normal… Eu sei que é difícil escolher a substância certa… Mas calma que eu vou te ajudar!

Busque por um produto que possua potássio e fósforo pois esses nutrem a planta e consequentemente a faz crescer acelerando o processo de floração que pode ser um pouco demorado em certas espécies.

3º Será que sua orquídea esta sufocada?

replantando-orquideas

Logo é de extrema importância, conseguir um vaso maior que proporcione espaço e ventilação para a sua orquídea. A escolha de um vaso adequado para a sua espécie de orquídea pode ser um dilema, mas não se preocupe com isso ainda.

Esse é um assunto para um outro artigo, ou se preferir clique aqui e conheça o curso do professor Alberto e aprenda na pratica como replantar uma orquídeas corretamente e sem mata-la.

4º A sua orquídea deve está com sede ou se afogando.

Regando-orquideas

Talvez esse seja um dos pontos que mais faz diferença nos cuidados com as orquideasPode ser algo simples, mas você ficaria surpresa se te falasse que a maioria das pessoas que aplicaram essa dica tiveram o prazer de ver suas orquideas florir em poucas semanas.

Preste bem atenção nos períodos de floração de sua orquidea, pois nesse momento você ira aumentar um pouco a rega, apenas para deixa-la um pouco úmida. Ao fazer isso na primeira semana irá ajudá-la a se desenvolver melhor e florir…

Quando houver brotos essa é a hora de aumentar a frequência da rega, mas lembre-se. Jamais encharque a sua planta e verifique o solo para não empossar e matá-la por excesso.

5º Após a floração vem a poda, tome cuidado.

poda-de-orquideas

Após a floração é necessário à poda, onde você retira o que está seco como folhas e galhos para ampliar espaço para uma futura floração. Contudo, preste muita atenção para não cortar novos brotos, às vezes a orquídea aparenta estar seca, mas, na verdade, a raiz pode está se preparando para outra floração.

Ao contrario do que muitos pensam, não é difícil cuidar de uma orquídeas, na verdade é até bem simples quando você segue os passos corretos para os seus cultivo. Aplicando as 5 dicas acima com certeza suas orquídeas vão florir todo ano com muito mais beleza.

Não se esqueça de deixar seu comentário com duvidas para que eu saiba como ajuda-la nos próximos posts.

Se a raiz estiver verde não a corte!

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

6 Comentários

  1. Estou me interessando por orquídeas,mas me sinto com dificuldades,Pois são muitas espécies e cada uma com seu jeito de cuidados.7

  2. Muito bom,me ajudou bastante,cuidava bem das minhas orquídeas,mas com esses passos sugeridos vai ficar ainda melhor.Muito obrigada.

Deixe seu comentário!