Pin It

5 substratos para orquídeas utilizados por profissionais.

substrato-para-orquideas

Eu acho as orquídeas plantas de beleza única e para enfeitar com graça e elegância salas, jardins e mesmo escritórios é de extrema importância que elas sejam bem tratadas. Existe uma série de cuidados para cultivar orquídeas, entre elas, a de optar pelo melhor substrato.

Substrato, para quem não sabe, consiste em uma matéria orgânica que substitui a terra assim, tem a função de dar apoio à planta, ajudar na fixação das raízes e na retenção adequada de umidade e possui papel importante na circulação de nutrientes e de ar.

Tudo isso é essencial para que as orquídeas cresçam de forma saudável e mantenham o seu encanto natural. Para cada espécie de orquídea é aconselhado um tipo e substrato, sendo que em muitos casos o melhor é fazer uma mistura contendo um pouco de cada.

Confira os 5 tipos de substratos mais utilizados pelos cultivadores de orquídeas profissionais incluindo o orquidófilo Alberto Schuman.

1º Substrato para orquideas: Casca de pinus.

Casca-de-pinus

É amplamente utilizada por quem cultiva orquídeas, devido as suas vantagens. 

Entre elas estão…

  • leveza.

  • retenção adequada de umidade.

  • boa ventilação das raízes.

Podendo ser ainda mais eficiente nesse último quesito quando misturada com carvão vegetal.

Esse substrato para orquideas possui ainda grande durabilidade, que pode chegar a três anos, sendo importante trocar antes desse período, porque o pinus é rico em tanino, o que pode prejudicar a planta quando o substrato envelhecer.

Também é possível adquirir o substrato tratado que tem o tanino removido. Além disso, é indicado evitar esse substrato em forma de escamas finas, pois compacta facilmente e degrada muito mais rápido.

2º Substrato para orquideas: Carvão vegetal.

carvão-vegetal

É um ótimo substrato para orquidea quando for novo e sem uso, sendo que tem origem da carbonização da madeira.

A escolha pelo carvão vegetal é ainda mais aconselhável em locais úmidos, uma vez que é bastante aerado, evitando que as raízes apodreçam por causa do excesso de umidade.

Ele tem ainda a propriedade de bactericida natural, evitando o surgimento de pragas que podem deixar as plantas doentes.

Já que é muito eficiente quanto à drenagem, é melhor que o carvão vegetal seja combinado com outro substrato para equilibrar a retenção de água na planta. Além disso, uma das dicas que aprendi no curso do Schuman é que não se deve usar o mesmo substrato a base desse material por mais de três anos, pois é quando ele começa a reter sal, prejudicando a planta.

3º Substrato para orquideas: Casca de macadâmia.

casca-de-macadâmia

É um substrato para orquídeas relativamente novo no mercado, que apresenta muitas vantagens, como a durabilidade, que pode chegar a cinco anos.

Também não compacta, garantindo a aeração das raízes e a drenagem na medida certa.

É fonte de ácido fítico, o que ajuda na floração das orquídeas.

O único cuidado é o de não usar a casca crua da macadâmia, já que nesse caso pode haver um pouco de polpa, o que vai mofar a planta e chamar roedores, os quais são grandes inimigos das orquídeas.

4º Substrato para orquideas: Sfagnum.

substrato-sfagnum

É um musgo macio, seco e extremamente leve, com grande capacidade de reter a umidade necessária para o adequado crescimento da orquídea.

É um substrato bastante comum e eficiente no cultivo de plantas jovens, até porque tem curta durabilidade, de apenas um ano.

É mais bem utilizado em lugares de clima frio.

5º Substrato para orquideas: Casca ou tronco de madeiras.

substrato-decaca-ou-troncos-demaderias

Como substratos são encontrados em forma de pedaços, tocos e placas, sendo que as melhores cascas são de arvores como peroba rosa, que possui poucos taninos e alta durabilidade.

Madeiras de árvores frutíferas e de outras de casca grossa também são boas opções, desde que possuam porosidade para garantir o enraizamento da orquídea.

Falo mais sobre isso no artigo sobre como cuidar de orquídeas em casa.

O importante é que você fique atento ao escolher o melhor substrato para sua orquídea.

Não esqueça de deixar seu comentário com suas duvidas para que eu saiba como ajuda-lo nos próximos posts. 

Você gostou desse artigo?

Quer aprender vendo na pratica como cultivar orquídeas em casa sem sofrer?

Então clique AGORA no banner abaixo e saiba mais!

Deixe seu comentário!